quarta-feira, janeiro 04, 2017

Introdução ao Novo Testamento - 06


Continuação do post anterior.
Os Livros Pessoais. Além dos livros doutrinários e históricos, há outros que melhor poderiam ser descritos como pessoais. Esses livros foram cartas endereçadas a crentes individuais, e não a grupos de crentes. São as seis epístolas de 1 e 2 Timóteo, Tito, Filemon e 2 e 3 João. Embora fossem escritas para homens que eram líderes da Igreja, revestem-se de importância para a comunidade cristã inteira de todos os séculos. Contêm diretrizes para a seleção de líderes eclesiásticos, instruções sobre o governo das igrejas, conselhos pessoais para aqueles a quem essas epístolas foram dirigidas, além de solicitações e comentários.
O Livro Profético. De modo geral, os livros proféticos da Bíblia são aqueles nos quais Deus nos tem falado sobre eventos tanto presentes como futuros. Assim sendo, os escritos proféticos têm dois propósitos principais: 1) transmitir ao povo uma mensagem sobre sua presente situação, e como deveriam reagir diante dessa situação; e 2) revelar eventos futuros e o plano de Deus acerca do mundo. Embora quase todos os livros do Novo Testamento envolvam alguma profecia, o livro de Apocalipse dedica-se inteiramente a questões proféticas.
O livro de Apocalipse encerra uma mensagem para as sete igrejas da Ásia, para as quais o mesmo foi escrito. Também descreve o destino final do povo de Deus, de satanás e seus seguidores e dos céus e da terra. Mostra-nos que Cristo, o Cordeiro que foi morto, saiu-se totalmente vitorioso. Trata-se de um exemplo do tipo especial de escrito profético denominado apocalíptico. Isso significa que a sua mensagem revela verdades mediante o emprego de símbolos e de vívidos quadros falados. Por exemplo, as sete igrejas da Ásia são retratadas como candeeiros. Veja Apocalipse 1.12,20: “Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro; quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas”; ao passo que satanás é retratado como um dragão. Veja Apocalipse 12.7-9: “Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.”.
Autores dos livros.
Os livros do Novo Testamento foram escritos por oito (ou talvez nove) homens: Mateus, Pedro, João, Marcos, Judas, Tiago, Lucas. Paulo e o escritor da epístola aos Hebreus (alguns estudiosos da Bíblia acreditam que Paulo escreveu a epístola aos Hebreus). Dentre esses homens todos eram judeus com exceção de Lucas. Mateus, Pedro e João eram membros do grupo original dos doze discípulos de Jesus. Marcos, Judas e Tiago estavam associados aos discípulos, e faziam parte da primeira igreja, em Jerusalém. Lucas e Paulo conheciam pessoalmente alguns que tinham sido testemunhas da vida e do ministério terrenos de Jesus.
Cronologia dos livros.
No Novo Testamento os livros são agrupados de acordo com o conteúdo dos mesmos. Em outras palavras, os livros históricos aparecem em primeiro lugar, os livros doutrinários e especiais aparecem em seguida, e o livro profético aparece em último lugar. Entretanto não estudaremos os livros segundo essa ordem, e, sim, em sua seqüência cronológica. Isso significa que nós os estudaremos de acordo com os anos específicos da história que eles abordam. Esse modo de proceder nos ajudará a obter o conhecimento dos eventos que ocorrem em seu arcabouço histórico.
Os acontecimentos históricos mencionados nos escritos do Novo Testamento aconteceram dentro de um espaço de aproximadamente cem anos, desde 6 a.C. até 95 d.C. Esse período de tempo pode ser dividido em três períodos: 1) a vida e o ministério de Jesus; 2) o começo e o desenvolvimento da Igreja; e 3) o contínuo crescimento da Igreja e a perseguição contra ela.

Continua no próximo post. 

Nenhum comentário: